Molde & Cia

Como manter um vestido de festa com aparência de novo

Dependendo do tecido, existem diferentes formas de guardar e conservar a peça

vestido-festa

Os vestidos de festa são, geralmente, uma peça de alto investimento. Mas, além disso, são peças mais delicadas e, por isso, devemos tomar cuidado desde o primeiro momento. O estilista e consultor de moda festa, Luigi Sacchettin, deu algumas dicas de como devemos cuidar dos nossos vestidos de festa:

Na hora da compra

A aquisição deve ser feita em lojas especializadas que, além de oferecerem consultoria, também prestam toda a assistência na adequação da peça para a cliente – como o pós-venda e a revisão da peça e de bordados.

Depois do uso

Não esqueça de levá-lo para uma lavanderia ou loja especializada em roupa de festa! O ideal é que a lavagem seja feita até, no máximo, 48 horas depois que você usou a peça, uma vez que, mesmo parecendo limpo, podem haver resíduos imperceptíveis de desodorante, suor, perfume, ou até algo que pingou. Isso, com o tempo, pode atrair fungos e danificar permanentemente seu tecido.

E uma coisa importante: Para a lavagem, leia sempre as instruções da etiqueta. Nem sempre a lavagem a seco é a mais indicada, já que pode até deteriorar a peça.

Na hora de guardar…

Sempre em cabides e usando a capa de TNT! Essa capa tem um tecido poroso para a ventilação e evita o atrito com outras peças do guarda-roupas.

É importante falarmos também sobre vestidos de tule, com renda ou bordados, já que eles merecem uma atenção especial. Como são mais delicados, é ideal que sejam guardados em uma caixa e dobrados em papel de seda.

Já tecidos como cetim e seda não devem ser dobrados, já que pode acabar marcando! O ideal é pendurar com a capa de TNT e não guardar em sacos plásticos.

* Quem deu as dicas: Luigi Sacchettin, estilista e consultor de moda festa | Fotos: Divulgação/ Atelier Sacchettin | Adaptação Web: Gabriela Zavagli

Adquira já a edição 133 da Revista Molde & Cia!

2

Mais sobre Feminina

vestido-festa Como manter um vestido de festa com aparência de novo
máquina-ideal 5 dicas para escolher a máquina ideal
mega-artesanal-capa Feira de artesanato traz cursos de tricô, crochê e muito mais!