Molde & Cia

Dicas para fazer peças de alfaiataria perfeitas

Texto Carolina Bossoni | Foto Shutterstock | Adaptação web Victoria Bassi

alfaiataria dicas

Parte do sucesso na confecção de uma peça de alfaiataria está na escolha certa do tecido e no corte, confira as dicas de Maurício Messias, da Escola de Alfaiataria Italiana, para confeccionar blazers, calças e coletes que duram a vida toda:

 

De olho na qualidade: Os tecidos escolhidos para as peças de alfaiataria e camisaria devem ser planos e de qualidade, como os de lã fria, linho e algodão. Boas opções são os gabardines, oxfords, tricolines. Para dar um toque de ousadia nas peças, opte por tecidos maquinetados e piquets, que dão textura às roupas.

 

Atenção aos detalhes: O mesmo cuidado destinado para o exterior das peças deve ser destinado às partes internas. Boas entretelas e tecidos adequados para o forro são essenciais para a qualidade das roupas. Cetim de seda e acetato são opções melhores do que o poliéster para a confecção do forro. Já as entretelas devem ser escolhidas de acordo com a estrutura desejada para a peça, o peso e a fibra que compõe o tecido, convém fazer testes antes de aplicá-las definitivamente na peça.

 

Relacionamento com o cliente: Quem trabalha com alfaiataria deve ter atenção especial para o atendimento aos clientes e foco na fidelização do público. Observe atentamente os detalhes da silhueta e nas necessidades de cada pessoa que solicita os seus serviços. Pensar em bolsos extras para celulares e carteiras ajuda a preservar o caimento das peças no corpo.

Revista Molde & Cia Ed. 102

Mais sobre Cantinho da Costureira

passo-a-passo-blazer-capa Passo a passo: como fazer um blazer com detalhes
jeans-plus-size-capa Jeans plus size: saiba como alongar a silhueta
detalhes-capa 3 detalhes do corte e da costura que fazem toda a diferença