Molde & Cia

Dicas para dar longevidade aos equipamentos de costura

Texto Carolina Bossoni | Foto Shutterstock | Adaptação web Victoria Bassi

manutencao-dos-equipamentos-de-costura

Você sabe fazer a manutenção dos seus equipamentos de costura? Com medidas simples dá para prolongar a longevidade da máquina de costura, tesouras, agulhas, tecidos e aviamentos.

Máquina de costura
Mantenha a sua máquina sempre limpa e lubrificada. De tempos em tempos abra a sua máquina, retire toda a poeira das engrenagens e use óleo específico para lubrificar as peças. Passe o lubrificante em todos os componentes metálicos que se encostam, seguindo as instruções do manual.

Tesouras
Outro item que pede cuidados especiais é a tesoura. Dê preferência aos modelos que sejam montados com parafusos em vez de rebites, assim fica mais fácil regular a tensão entre as lâminas. Use o óleo lubrificante da máquina para lubrificar este parafuso e também para proteger o fio do corte quando deixar a tesoura sem uso por tempos prolongados. Só não se esqueça de limpá-la antes de cortar os tecidos para não manchá-los com o óleo.

Agulhas e alfinetes
Quando entorta, a agulha se torna um grande risco para a sua máquina. Ela pode danificar as bobinas de linha e travar a máquina em plena costura. Por isso é importante respeitar as instruções dos fabricantes sobre a quantidade e peso de tecidos que ela pode costurar. Espetar as agulhas e alfinetes em uma barra de sabão para guardá-los evita que eles enferrujem.

Linhas e aviamentos
As linhas e os aviamentos devem ser armazenados em caixas que os protejam da luz do sol, da umidade e da poeira para que não desbotem nem amarelem. Também é preciso cuidado para passar a linha corretamente na máquina para que ela não enrosque e não deixe fiapos nas engrenagens.

Tecidos
A armazenagem correta dos cortes de tecido é fundamental para a sua conservação. Guarde-os em gavetas ou armários fechados para protegê-los da luz, da poeira e de pragas, como traças e baratas. Sachês de lavanda no armário ajudam a espantar estes bichos indesejáveis. Também é melhor evitar encostá-los na parede, pois o contato pode gerar umidade e fazer com que os tecidos fiquem manchados ou mofá-los.

Revista Molde & Cia Ed. 103

Mais sobre Cantinho da Costureira

passo-a-passo-blazer-capa Passo a passo: como fazer um blazer com detalhes
jeans-plus-size-capa Jeans plus size: saiba como alongar a silhueta
detalhes-capa 3 detalhes do corte e da costura que fazem toda a diferença