Molde & Cia

Como fazer um porta agulhas de tricô

Ele é perfeito para guardar os seus materiais!

porta-agulhar-trico

O porta-agulhas de tricô é perfeito para guardar e proteger os seus materiais de trabalho de maneira bem organizada e charmosa.

Para isso, convidamos a artesã e professora de patchwork, Márcia Satiko, para explicar o passo a passo do porta-agulhas de tricô, olha só:

Materiais

• 6 rolinhos de tecidos coordenados de 30 x 70 cm
• 30 cm de manta resinada

Plano de corte

Tecido

Forro interno: 1 x 40 cm (altura) x 26 cm (largura)
Bolso maior: 1 x 25 cm (altura) x 26 cm (largura)
Bolso menor: 1 x 20 cm (altura) x 26 cm (largura)
Aba superior: 1 x 10 cm (altura) x 26 cm (largura)
Amarrilhos: 4 x 22 cm (altura) x 4 cm (largura

Manta

Parte externa menor:
1 x 40 cm (altura) x 10 cm (largura)
Parte externa maior: 1x 40 cm (altura) x 18 cm (largura)

Passo a passo

  1. Depois de cortar tudo, inicie a montagem do patchwork externo: costure, de maneira aleatória, retalhos que sobraram nas duas partes da manta resinada até cobri-las por inteiro. Passe uma costura de segurança em toda a volta e refile.12. Dobre os amarrilhos em quatro, vincando-os como um viés e costure fazendo acabamento em uma das pontas das quatro unidades. Posicione-os a 10 cm das extremidades das partes externas, alfinete e costure as duas partes juntas. Abra a margem de costura e pesponte em ambos os lados. Se necessário, refile a parte externa para ficar com 26 cm (largura) por 40 cm (altura).

23. Faça as bainhas na aba e nos dois bolsos internos.34. Posicione a aba sobre o forro interno e faça uma costura de segurança na parte superior. Risque nove traços verticais no bolso maior com as seguintes medidas (centímetros): 3,0 – 2,5 – 2,5 – 2,5 – 2,5 – 2,5 – 2,5 – 2,5 – 2,5 – 3,0.

45. Posicione o bolso maior sobre o forro interno e costure os traços ímpares (1º, 3º, 5º, 7º e 9º). Depois, posicione o bolso menor sobre o maior e costure os traços pares (2º, 4º, 6º e 8º). Dessa forma, teremos divisórias estreitas no bolso maior e divisórias com largura dupla no bolso menor. Faça uma costura de segurança em volta dos bolsos.

56.  Posicione o direito do forro interno com os bolsos e abas com o direito da parte externa. Costure toda a volta deixando uma abertura para desvirar.

67. Dê piques nos cantos antes de desvirar. Desvire, ajeite muito bem e passe a ferro. Pesponte toda a volta para finalizar.7

* Fotos: Danilo Tanaka | Adaptação Web: Gabriela Zavagli

Adquira já a edição 133 da Revista Molde & Cia!

2

Mais sobre Cantinho da Costureira

vestido-festa Como manter um vestido de festa com aparência de novo
máquina-ideal 5 dicas para escolher a máquina ideal
mega-artesanal-capa Feira de artesanato traz cursos de tricô, crochê e muito mais!