Molde & Cia

7 dicas de como ajustar suas peças

Dicas para ajustar suas peças!

Texto: Carolina Bossoni | Foto: Shutterstock | Adaptação Web Sara Loup

 

7 dicas de como ajustar suas peças | Foto: Shutterstock

 

Veja 7 dicas valiosas de como ajustar a suas roupas.

 

As pregas sempre acabam com o dobro de tecido de sua largura, por isso sempre marque a metade da medida da alteração desejada.

 

As alterações na largura dos moldes devem ser feitas de cima para baixo na seguinte ordem:primeiro busto, depois cintura e então o quadril.

 

 

Para aumentar a cintura de uma calça ,distribua os centímetros a mais por todas as costuras: ¼ da medida em cada lateral, ¼ no gancho da frente e o outro ¼ no gancho de trás. A nova costura deve se emendar na curva do gancho.

 

 

Uma maneira fácil de aumentar o cós de uma calça é, por exemplo, cortá-lo na região que coincida com cada costura e afastar as partes na mesma medida que se deseja aumentar, distribuindo igualmente entre as costuras. Então trace a nova medida em um novo molde.

 

Nunca altere o quadril dos moldes pela parte de fora. Use a técnica de cortar e a fastar. Trace uma linha reta da cintura até o final do molde e corte. Afaste este pedaço até a medida desejada e trace uma linha ligando as duas partes do molde, assim você preserva as curvas da peça.

 

A cintura das saias e vestidos pode ser modificada distribuindo o excedente igualmente nas laterais, tomando cuidado para que o novo traço termine no molde original.

 

Para reduzir as medidas dos moldes, trace paralelas na região a ser diminuída e faça as novas linhas terminarem na linha original. No busto para camisas e vestidos, e nos quadris para saias e calças.

Mais sobre Cantinho da Costureira

blazer-capa Blazer: a peça que não pode faltar no seu guarda roupas
alfaiataria-capa Clássico renovado: dicas de como apostar na alfaiataria
bota-meia-capa Bota-meia: o calçado que vai dominar a estação