Molde & Cia

5 dicas para escolher a máquina ideal

Tudo o que você precisa saber antes de adquirir uma máquina nova!

máquina-ideal

Precisando de uma máquina de costura nova, ou vai adquirir sua primeira, e não sabe por onde começar? Sem drama! Avaliar suas necessidades e conhecer os recursos dos equipamentos é fundamental na hora de comprar sua primeira máquina ou trocar o modelo atual.

Pensando nisso, separamos cinco dicas que vão te ajudar a escolher a máquina de costura certa para suas necessidades! Olha só:

Mecânica ou eletrônica?

A máquina mecânica é a mais comum. Os pontos, assim como seu comprimento e largura, são ajustados por meio de seletores. São ideais para uso frequente, costuras mais pesadas e ajustes em geral. Já nas máquinas eletrônicas, os pontos são escolhidos por meio de teclas, e os ajustes de comprimento e largura, selecionados automaticamente, com a possibilidade de alteração manual. Esse tipo de equipamento é indicado para aplicações, finalizações, artesanatos, quilting e patchwork. A maioria dos modelos vem com alguns diferenciais, como tecla start/stop (iniciar e parar) e passador automático de linha na agulha. Qual se adequa mais às suas necessidades?

Cheque a reputação

Pesquise modelos e marcas em sites nos quais o consumidor faz a avaliação, como o Reclame Aqui. Assim, é possível saber se o equipamento costuma apresentar problemas e se oferece assistência técnica.

Tem os pontos básicos?

Os principais pontos da costura são o reto e o zigue-zague. E, independente da máquina escolhida, ela deverá conter, no mínimo, esses dois recursos.

Pesquise muito!

Navegue pelos sites dos fabricantes. A maioria disponibiliza manuais de instrução que contêm todas as especificações do produto. Ou vá pessoalmente até a loja e converse com um vendedor para conhecer todas as funções dos mais variados modelos e marcas.

Teste

Assim como as marcas de automóveis, algumas assistências técnicas permitem que você faça um test drive na máquina. Assim, é possível analisar questões como velocidade, iluminação e manuseio dos recursos.

* Consultoria: Robson Alves, professor do Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo (SP) e equipe de instrutores de costura da Singer | Texto: Redação | Foto: Reprodução/ Shutterstock | Adaptação Web: Gabriela Zavagli

Adquira já a edição 133 da Revista Molde & Cia!

2

 

Mais sobre Cantinho da Costureira

vestido-festa Como manter um vestido de festa com aparência de novo
máquina-ideal 5 dicas para escolher a máquina ideal
mega-artesanal-capa Feira de artesanato traz cursos de tricô, crochê e muito mais!